sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Eternal News: Diário parte 6 - Gravações

Chegando o clima de festas nesse final de ano, e com certeza podemos dizer que para a Eternal Ember foi um ótimo ano! E com certeza melhores virão! Estive fora por dois dias e demorei para atualizar o diário das gravações, mas vou relatar o máximo possível dos últimos dias que ficamos em estúdio.
Na segunda feira (20/12/2010), um dia chuvoso e já meio tenso para todo mundo. Às vezes pensamos que a época de natal é para relaxar, mas muitas vezes ficamos mais tensos que o restante do ano. Cheguei no estúdio perto das 20h e o Gustavo e Ricardo já estavam lá, o Gustavo já havia passado algumas músicas e estava bem adiantado nos takes. Eu quis escutar o que já tinha gravado no dia e percebi certa parte em uma música que não estava fechando com restante do instrumental. Discutimos um pouco e até ficou um pouco tenso o clima, mas logo após escutarmos com mais calma o Gustavo entendeu o meu ponto de vista e acabou concordando comigo. Depois de feitas as alterações, escutamos a música inteira... Ela ficou com uma intro parecendo um “ataque”, ficou bem pesada e bem forte. O Ricardo acertou em cheio essa introdução. O restante da noite foi tudo certo e já estávamos cansados. Perto das 23h fomos para nossas casas descansar.
Terça feria (21/12/2010), novamente chuva! Sempre atrapalhando um pouco.. Mas já estamos acostumados com esse clima aqui em nossa região. Fomos ao Pro Audio Video Studio, onde faltava finalizar apenas uma música nas guitarras. Hoje estava todo mundo no estúdio: Conti, Ricardo, Gustavo e Marquinhos. Parecia ser a noite mais “light”, porém, o Gustavo não estava acertando um solo, tentou por diversas vezes mas não estava dando certo. Estava ficando um som meio sujo, mas certo momento o Marquinhos ensinou uma técnica um tanto engraçada para limpar o som guitarra. Resolveu! E ficou do jeito que o Gustavo queria. Sobre a técnica utilizada, outra hora explicamos melhor... É coisa de guitarrista. Concluímos a música e o resto da noite foi tudo certo.
            Ouvimos todas as músicas e prestamos atenção em todo o instrumental, uma parte da bateria foi regravada e ficamos um bom tempo decidindo como seria o final de uma determinada música, acabamos colocando apenas um barulho do prato soando ao final da música e tudo certo! No geral ficamos muito empolgados com as músicas, estamos ansiosos pelo vocal que será gravado em Janeiro e todas as músicas estão incríveis! Futuramente vamos falar mais detalhes delas, vamos esperar quando estiverem finalizadas. Acompanhem o blog, Orkut e myspace que colocaremos mais detalhes.
            Para fechar o ano fizemos um encerramento na quarta feira, onde além da banda (Eu, Conti, Gustavo e Ricardo), Alice (minha namorada) e Denise (namorada do Ricardo) foram também. O Marquinhos e a Lucy não puderam comparecer neste dia. Conversamos bastante, tomamos cerveja e jantamos. Foi bom para bater um papo e nos divertimos bastante... Marcou um bom final de ano para a Eternal Ember!
            Então essa é a última página do diário de 2010, e voltamos em 2011! Confiram sempre as atualizações, boas festas, bom fim de ano para todos e “heavy metal” christmas! Abraços EE’s

Daniel - EE

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Eternal News: Diário parte 5 - Gravações

Voltando a mais uma atualização do nosso diário depois de um final de semana bem tranqüilo! Então, na última atualização, falamos sobre as gravações que ocorreram desde segunda-feira (13/12/2010) até quinta-feira (16/12/2010). Havia bastante assunto para colocar em dia e acredito que comentei todos os principais pontos e destaques das gravações, foi um diário um tanto longo... mas ninguém sabia o que estava por vir na sexta-feira apos as 19h. Esse dia sim que merece uma baita atualização, vamos adiante:
Pro Audio Video Studio
Cheguei ao estúdio perto das 19:30h, acabei me atrasando um pouco e como de costume já estavam me esperando. O Gustavo já havia começado os takes de guitarra e estava concentrado nas execuções, já o Maquinhos e o Ricardo estavam sedentos por alguma bebida e queriam comprar algumas cervejas, eu acabei concordando com eles. Por sinal eu percebi que o Ricardo já estava um tanto alegre (da bebida), mas era só impressão minha. Fomos até o bar mais próximo e pegamos as cervejas, nesse meio tempo o Gustavo e o Marquinhos ficaram no estúdio ajustando alguns solos e bases da guitarra. Começamos a beber e a acompanhar as guitarras, falamos algumas besteiras e curtimos bastante. O Gustavo estava na pilha de gravar e acabou não ficando tão relaxado como nós, que estávamos um tanto “altos” pela cerveja. Claro, sempre acompanhamos todos os takes e sempre damos uma força para o Gustavo em alguns trechos que aparecem dúvidas ou problemas. As guitarras estão indo muito bem, e uma das nossas primeiras composições ficou com uma guitarra bem pesada e bem marcante. Essa é uma faixa bem especial para mim, gosto muito dela... Posso dizer que terá um refrão e tanto!
Certa hora recebemos a visita do Márcio (luthier aqui de Rio do Sul), trocamos algumas idéias e ele escutou um trecho de uma de nossas canções, ficou curtindo o som e após algumas cervejas teve que ir embora. Resolvemos comprar mais cervejas, pois a noite seria longa! Teria mais detalhes para comentar sobre a bebedeira geral que rolou, mas só lembro do Ricardo já estar sem muitas palavras e estar meio que “flutuando”. Enquanto nós três ficamos na cerveja e no suporte pro Gustavo, o próprio Gustavo ficou na guitarra. Teve alguns contratempos em uma introdução e resolveu mudar um riff que aparecerá em uma certa canção que digamos.. ficou uma porrada! Ele resolveu colocar outra guitarra fazendo um dueto e ficou impressionante a diferença e o resultado, sem contar que sempre pensamos em como vai ficar a música ao vivo, e até fizemos alguns testes... Ficou como queremos!
Marquinhos at work!
Nós quatro trabalhando em estúdio e o Conti aproveitando a folga dele, afinal ele tinha um encontro marcado... Ainda não soubemos detalhes, apenas nos falou algo de uma garota. Bom, não vem ao caso! Continuamos a gravar até perto das 0h, onde tudo ocorreu muito bem. Alguns momentos após terminarmos as gravações do dia, a esposa do Marquinhos nos trouxe batatas e frango frito, ficamos bem contentes! Até por falar nisso, é bom estar no Pro Audio Video Studio pois nos sentimos muito a vontade lá, o som é muito bom, temos um bom suporte e ajuda quando precisamos, o Marquinhos e a Lucy são muito legais, além do trabalho sair sempre como queremos e com profissionalismo.
Pois é, esse dia no estúdio foi bem carregado e valeu muito a pena! Rendeu como queríamos e descontraímos um pouco também, a cada dia ficamos mais empolgados com o trabalho que estamos fazendo e com o álbum que está por vir! Abraços a todos e até o próximo diário! Não deixem de conferir as atualizações aqui no blog e nos outros meios de comunicação da Eternal Ember. Valeu!

Daniel - EE

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Eternal News: Diário parte 4 - Gravações

Boa sexta-feira pessoas! Sim, eu demorei pra atualizar os diários, essa semana foi muito corrida e a dedicação à banda e às gravações tomam muito tempo, mas vale à pena! Não esqueci nenhum detalhe e vou descrever tudo o que aconteceu essa semana nas gravações. Vamos lá:
Segunda-feira, 13 de Dezembro de 2010. Um dia bom para estar no estúdio, era a vez de gravar o baixo. O clima estava bom, e assim foi mais confortável ficar por horas com um baita fone de ouvidos escutando a bateria e o metrônomo das músicas. Antes de começar a gravar eu havia planejado a seqüência de execução que fosse menos cansativa para mim, porém não fui muito feliz com a escolha e logo na segunda música eu já senti que não seria tão fácil. Na metade da segunda-música os meus amigos chegaram: Ricardo, Gustavo só o Conti que não pode comparecer. Eu vejo que uma grande diferença em nós, em relação a outras bandas é que somos amigos acima de tudo, nos divertimos juntos, conversamos sobre tudo e temos um relacionamento muito bom. Voltando as gravações, quando eles chegaram conversamos um pouco e foi mais fácil de concluir as gravações do dia. Foram quatro músicas nessa segunda-feira, foi trabalhoso, mas o resultado foi bom. Claro, depois desse dia carregado fomos tomar algumas cervejas!

Terça-feira, o dia já amanheceu feio, perfeito para um dia tenso no estúdio. Comecei a gravar o restante das músicas perto das 19h, logo depois os amigos chegaram (hoje foram todos). Inicialmente foi tudo legal, mas sempre ocorrem alguns imprevistos e acabei tendo alguns problemas nas músicas, nada de mais, e tudo foi resolvido, só deu mais trabalho que o esperado e acaba sendo um pouco mais cansativo que o normal, mas tudo isso serviu para deixar o resultado bem como imaginávamos. Vou direcionar o assunto um pouco mais em uma música que deixei por último na gravação, foi escrita pelo Conti com parceria do Gustavo, ela é diferente das demais, apresenta um clima sombrio no início com uma intro mais lenta que o normal, após determinado momento um riff rápido marca um novo andamento à música, dando início a um vocal bem agressivo! O que vai chamar a atenção nessa música é o seu tempo de duração, praticamente o dobro das outras músicas do álbum. Bom, no final da noite escutamos as linhas de baixo juntamente com a bateria e ficou tudo correto e muito bem executado, bem do jeito que queremos, soando tudo natural.
   Quarta-feira: pegamos o dia de folga, o Marquinhos não poderia estar nos acompanhando devido a outros compromissos, então fomos esfriar a cabeça. Foi uma boa folga para todos. Voltamos ao estúdio na Quinta-feira (ontem, 16/12) era a vez das guitarras, Gustavo, Ricardo e Eu estávamos no estúdio, e claro, o Marquinhos também. No começo houve um pouco de nervosismo do Gustavo e resultou em alguns erros, mas logo achou o caminho certo e foi tudo tranqüilo. Ele (Gustavo) não ficou contente com alguns solos e resolveu executá-los novamente, sempre ficamos curiosos para saber como vai ficar o resultado final de todos os instrumentos, mas as guitarras chamam a atenção e nos deixam bastante ansiosos. Ao final da noite, perto das 10h acabamos discutindo um pouco e tivemos algumas divergências, coisa pouca, apenas duas opiniões diferentes sobre uma base executada ao final de determinada música. Esses acontecimentos sempre terminam com todos tendo a mesma linha de pensamento e indo para o lado certo.
Hoje à noite, sexta-feira, estaremos novamente em estúdio. Vamos gravar as guitarras das outras músicas, vai ser um dia muito produtivo. E posso dizer que as músicas estão ficando bem heavy e com bastante pegada, estamos muito contentes com os resultados!
Abraços EE´s, logo estaremos colocando mais atualizações, e não deixem de acessar o blog, orkut, myspace ou youtube da Eternal Ember, talvez alguma prévia do álbum será liberada em breve. Stay Heavy!

domingo, 12 de dezembro de 2010

Eternal News: Diário parte 3 - Gravações

Mais uma atualização em nosso diário, e, digamos que é a primeira a tirar um peso de nossos ombros (principalmente do Ricardo), pois sexta-feira (10/12/2010) foram finalizadas as gravações da bateria. Podemos dizer que é o instrumento mais complexo a ser gravado pois tem toda “pegada” que o baterista coloca no momento, é a base de toda a música.. Então erros nela serão erros no instrumental que virá depois.
Estive fora na quarta e quinta onde o Ricardo atualizou o diário, na realidade eu estava na quinta, porém só peguei o final das gravações onde o Ricardo estava explicando como funciona o pé dele na hora de executar o bumbo, é algo como uma conchinha que encaixa no pedal. Eu e o Gustavo boiamos legal, mas balançamos a cabeça como se estivéssemos entendo tudo. O Conti foi verificar o final das gravações da bateria, mas percebemos que ele estava bem nervoso com a sua formatura que aconteceu no sábado, tentamos dar um apoio a ele, mas continuou nervoso.
Sexta-feira como é dia de cerveja enquanto o Ricardo estava gravando, eu, Gustavo, Conti e Marquinhos ficamos na cerveja. Ao final das gravações e após pequenos problemas nas últimas músicas o Ricardo pegou a última cerveja como um troféu... ele merecia! Depois fomos escutar todos os takes da bateria e posso dizer que vai ficar um álbum com muita pegada e realmente, bem Heavy!
Bom, mais atualizações virão em breve e mais novidades também! Mas antes de terminar não posso deixar de comentar sobre a formatura do Conti que foi no sábado. Estava muito legal, a família do Conti nos recebeu muito bem e tudo estava OK. A única coisa que não gostamos é do tipo de música que as bandas de formatura tocam, mas afinal é uma formatura! O Conti estava um tanto “alegre” e agitou um monte.. provavelmente ele não lembra de nada, e hoje deve estar com uma baita ressaca! Parabéns Conti.
Voltando as gravações... Estaremos atualizando constantemente o diário e disponibilizando videos e fotos das gravações (apenas prévias). Segue abaixo a primeira amostra da Eternal Ember em estúdio. É a gravação da terceira música do dia, e também, do álbum.
Todos os vídeos poderão ser visualizados no canal da Eternal Ember no YouTube: http://www.youtube.com/user/eternalemberofficial

Até mais EE’s, abraços!!! E não esquecem, novidades em breve!


Daniel (bass guitar – Eternal Ember)


quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Eternal News: Diário parte 2 - Gravações

Boa noite!
As coisas estão fluindo. Ontem (08/12) foi gravada a bateria de duas músicas. Algumas alterações nas composições marcaram as gravações no dia de ontem. Foi um dia bem trabalhado.
Hoje o Gustavo aproveitou minha ausência temporária e finalizou as guitarras de umas das faixas que foram gravadas ontem. É menos uma para ser feita depois. 
Cheguei por volta das 20:00 Hs, e gravei mais duas músicas. O Daniel chegou por volta das 21:30 Hs, e ficou acompanhando as gravações. O Conti não apareceu. Onde está ele?

Ricardo (Drums - Eternal Ember)

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Eternal News: Diário parte 1 - Gravações

Bom dia EE´s! Bem, hoje é segunda-feira, novo dia, mais tranqüilo que ontem. Toda a primeira vez é difícil, e só conseguimos relaxar quando visualizamos o resultado após um longo dia de trabalho. Vamos ao que interessa, ontem (domingo 05/12/2010) foi o primeiro dia da Eternal Ember no estúdio Pro-Audio (muito aconchegante e com um ótimo clima para gravações por sinal), dedicamos o dia inteiro para gravar as guias para as músicas do nosso primeiro álbum que vai se chamar... bom, isso é segredo, falamos sobre os nomes futuramente. Só posso dizer que vai ser um álbum bem Heavy Metal tradicional, queremos os anos 80 novamente :)
Após alguns atrasos chegamos ao estúdio perto das 9h e, aproximadamente 30 minutos depois já estávamos iniciando as gravações. Nesse meio tempo o Ricardo estava montando a bateria (um tanto diferente dos ensaios), agora ela tem mais itens e até parece uma parede de pratos, ferragens, tambores e afins... vai soar legal nas gravações. Gustavo estava com o equipamento OK, apenas alguma regulagem no pedal de efeitos e afinação. O que não dava de esconder  era o nervosismo no seu rosto, mas após algumas cervejas já estava mais tranqüilo. Eu tive problemas técnicos com o meu baixo e tive que utilizar outro para gravar as guias, não tem problema, pois as guias apenas servem para orientar as gravações. O Conti estava meio sonolento no início, mas após algumas músicas já estava mais ligado. Durante a manha não tivemos problemas, e o Marquinhos (nosso produtor) sempre estava ali do nosso lado orientando e apontando alguns pequenos erros.
Por volta das 11:30h finalizamos a seção da manhã e fomos para um belo almoço na casa do Gustavo. Comemos bastante e a família dele foi muito legal com todos nós da banda... claro, “batemos” mais algumas cervejas =)
Voltamos às 14h e recomeçamos em imediato as gravações. Estávamos todos cansados (principalmente o Conti), mas mesmo assim a tarde rendeu bem. O Conti estava com bastante sono, mas demos um jeito de mantê-lo acordado (oferecer cerveja sempre funciona), e o restante foi tudo certo. Claro, nem tudo é perfeito e sempre acontecem algumas discussões e divergência de opiniões, mas já nos entendemos bem e o Marquinhos estava lá para dar um suporte. O restante da tarde foi pacato e ocorreu tudo como esperado, por volta das 16h terminamos de gravar as guias e após alguns ajustes nos tempos, acabamos!
O dia rendeu e merecemos descanso, arrumamos as coisas e fomos para a casa do Ricardo, conversamos sobre algumas coisas da banda e alguns projetos para o lançamento do álbum... Informaremos futuramente. Até o próximo diário de gravações, abraço EE´s!
Daniel (bass guitar – Eternal Ember)